[QGIS-pt] Alterar a estrutura da tabela de atributos

Olá pessoal,

Não sei se está a acontecer com mais alguém este problema com a atual versão do QGIS.

Com o fim do Plugin “table manager”, para alterar a estrutura da tabela de atributos só conheço a ferramenta “Redefinir campos” (tem vários nomes, consoante a versão).
Nas versões anteriores, sempre que usava esta ferramenta numa camada vetorial qualquer, a “shape” nova que era gerada mantinha a informação da anterior, isto é, o comprimento e a precisão, para além de tudo o que tinha sido definido no “formulário de atributos” da “propriedade da camada”.
Nesta nova versão, a nova shape só mantém os items “expressão de origem”, “nome do campo” e “tipo”, perdendo tudo o resto (comprimento e precisão aparece a zero para todos os campos), bem como tudo o que estava definido no “formulário de atributos”, o que obriga no meu caso a um trabalho hercúleo sempre que pretendo alterar algo na estrutura, uma vez que tenho imensos campos definidos com expressões, outros com valores de mapa, etc.
Ainda hoje atualizei para a versão mais recente (3.10.7-A Coruña) e o problema persiste.
Alguém conhece alguma solução para este problema?

···

Com os melhores cumprimentos,

Armando Silva

Viva Armando, por causa de exemplos como este, perguntei-me mim mesmo se preciso realmente de usar a versão 3.
A resposta é fácil de advinhar!
Cprts a todos e votos de bom trabalho com o fabuloso 2.18!

On Tue, Jun 30, 2020, 12:50 Armando Silva <armando.n.silva@gmail.com> wrote:

Olá pessoal,

Não sei se está a acontecer com mais alguém este problema com a atual versão do QGIS.

Com o fim do Plugin “table manager”, para alterar a estrutura da tabela de atributos só conheço a ferramenta “Redefinir campos” (tem vários nomes, consoante a versão).
Nas versões anteriores, sempre que usava esta ferramenta numa camada vetorial qualquer, a “shape” nova que era gerada mantinha a informação da anterior, isto é, o comprimento e a precisão, para além de tudo o que tinha sido definido no “formulário de atributos” da “propriedade da camada”.
Nesta nova versão, a nova shape só mantém os items “expressão de origem”, “nome do campo” e “tipo”, perdendo tudo o resto (comprimento e precisão aparece a zero para todos os campos), bem como tudo o que estava definido no “formulário de atributos”, o que obriga no meu caso a um trabalho hercúleo sempre que pretendo alterar algo na estrutura, uma vez que tenho imensos campos definidos com expressões, outros com valores de mapa, etc.
Ainda hoje atualizei para a versão mais recente (3.10.7-A Coruña) e o problema persiste.

Armando Silva

QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org
https://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/qgis-pt

Caro Armando, boa tarde,

acabei de testar no qgis 3.10.7 e não consigo replicar o problema que
relata, ou talvez não percebi bem qual o problema e como o replicar.

Cumprimentos

--
Giovanni Manghi
http://naturalgis.pt/
giovanni.manghi@naturalgis.pt
* QGIS/PostGIS Training
* QGIS Support and Consulting
* QGIS development
Google+/Hangouts: giovanni.manghi@gmail.com
Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team
--

On Tue, Jun 30, 2020 at 12:50 PM Armando Silva
<armando.n.silva@gmail.com> wrote:

Olá pessoal,

Com o fim do Plugin "table manager", para alterar a estrutura da tabela de atributos só conheço a ferramenta "Redefinir campos" (tem vários nomes, consoante a versão).
Nas versões anteriores, sempre que usava esta ferramenta numa camada vetorial qualquer, a "shape" nova que era gerada mantinha a informação da anterior, isto é, o comprimento e a precisão, para além de tudo o que tinha sido definido no "formulário de atributos" da "propriedade da camada".
Nesta nova versão, a nova shape só mantém os items "expressão de origem", "nome do campo" e "tipo", perdendo tudo o resto (comprimento e precisão aparece a zero para todos os campos), bem como tudo o que estava definido no "formulário de atributos", o que obriga no meu caso a um trabalho hercúleo sempre que pretendo alterar algo na estrutura, uma vez que tenho imensos campos definidos com expressões, outros com valores de mapa, etc.

Caro Armando,

De que versões anteriores que diz funcionarem é que fala. Versão 2.18< ou 3.x?

A questão da precisão tem provavelmente a ver com o facto do novo formato default do processing ser o geopackage, que penso não ter disponível o controlo da precisão.

Em relação a tudo o resto relacionado com a anterior camada, pode sempre carregar com o botão direito do rato na camada original e fazer style > copy style, depois ir à camada que saiu do refactor fields e fazer o mesmo, mas acabando em paste style.

Obviamente que se mudar o nome de um campo, qq expressão ou estilo que o usasse deixará de funcionar.

Espero que ajude.

Alexandre Neto

A terça, 30/06/2020, 14:11, Giovanni Manghi <giovanni.manghi@naturalgis.pt> escreveu:

Caro Armando, boa tarde,

acabei de testar no qgis 3.10.7 e não consigo replicar o problema que
relata, ou talvez não percebi bem qual o problema e como o replicar.

Cumprimentos

Giovanni Manghi
http://naturalgis.pt/
giovanni.manghi@naturalgis.pt

• QGIS/PostGIS Training
  • QGIS Support and Consulting
  • QGIS development
    Google+/Hangouts: giovanni.manghi@gmail.com
    Giovanni is QGIS main tester and active member of its development team

On Tue, Jun 30, 2020 at 12:50 PM Armando Silva
<armando.n.silva@gmail.com> wrote:

Olá pessoal,

QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org

Caro António,

Podemos sempre ficar agarrados às “glórias do passado” e deixar de evoluir.

Fala em como não tem razões para usar o 3.x por causa de um ou outro plugin em falta. Espero que não tenha deixado de experimentar a versão 3. Porque a diferença é abismal!

Só alguns exemplos de como tanto o QGIS 3.4, como o 3.10 é muito superior ao 2.18.

1. Multi-threading, a capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo. No 2.18, enquanto se renderizava o mapa ou se corria um algoritmo, não se podia fazer mais nada. O mesmo não acontece no 3.

2. A funcionalidade que falei ao armando de copy paste dos estilos das camadas. Juntamente com a capacidade de copiar uma camada de um projecto para o outro.

3. Muito algoritmos do QGIS foram portados de Python para C++ sendo às vezes 500% mais rápidos.

4. Multiplos map views incluindo a 3D

Estes são só exemplos que me lembrei, mas se tiver interesse, aconselho vivamente a leitura dos change logs desde a versão 3.0 até agora à 3.4.

https://www.qgis.org/en/site/forusers/visualchangelogs.html

Se não se impressionar com isso, então é mesmo um “caso perdido” :slight_smile:

Em relação aos plugins e tem saudades, pode sempre contactar o developer e perguntar quando custaria converter para 3. Pode ser que haja mais interessados e dividiam o custo.

Cumprimentos,

Alexandre Neto

A terça, 30/06/2020, 13:26, Antonio Sobral Almeida <sobral.almeida@gmail.com> escreveu:

Viva Armando, por causa de exemplos como este, perguntei-me mim mesmo se preciso realmente de usar a versão 3.
A resposta é fácil de advinhar!
Cprts a todos e votos de bom trabalho com o fabuloso 2.18!

On Tue, Jun 30, 2020, 12:50 Armando Silva <armando.n.silva@gmail.com> wrote:

Olá pessoal,

Armando Silva

QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org

QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org

Boas pessoal,

Mais uma vez, obrigado a todos pela disponibilidade para este apoio mútuo.

Giovanni, por muito que reduza o tamanho da imagem do print screen que tirei ao ecrã para que vejam o que se passa, não consigo enviar imagem neste email, porque ultrapassa sempre os 100kb permitidos. Por isso, vou enviar-vos a imagem diretamente para os Vosso emails.

Como poderás ver na imagem, o comprimento e precisão aparecem a zero em todos os campos (nesses e nos outros 30 ou 40 abaixo). A camada vetorial em questão está no formato SpatiaLite.

Mas vou experimentar a solução que o Neto deu de copiar estilos a ver se evito estar a configurar tudo de novo.

Já agora Neto, quando me referia a “versões anteriores”, estava a falar das 2.18.xx. Mas concordo plenamente contigo. Não obstante as versões 3.10.xx obrigarem nalguns pontos a alguma “habituação e adaptação”, não estou de todo arrependido de ter migrado para as novas versões. Quer a nível de rapidez e estabilidade, quer a nível de processos.

Já agora uma dúvida: se alterar nomes de campos, sei que não dá para copiar os estilos desses campos. O que eu pretendo é somente alterar a ordem de alguns campos, uma vez que fui acrescentando campos que foram ficando sempre no fim da tabela e alguns pretendia que ficassem no princípio, por facilidade de preenchimento no terreno com o tablet e ainda em dois campos alterar o “tipo” de “double” para “string”, para permitir carregar as coordenadas em grau, minuto, segundo. Nestes casos, dá para copiar os estilos desses campos, mesmo estando noutra ordem e com outro tipo, de modo a manter as expressões que criei?

Armando Silva <armando.n.silva@gmail.com> escreveu no dia terça, 30/06/2020 à(s) 12:50:

···

Armando Silva

redefinir_campos1.jpg

Armando Silva <armando.n.silva@gmail.com> escreveu no dia terça, 30/06/2020 à(s) 12:50:

···

Armando Silva

Caro Armando, bom dia,

On Wed, Jul 1, 2020 at 9:35 AM Armando Silva <armando.n.silva@gmail.com> wrote:

Giovanni, por muito que reduza o tamanho da imagem do print screen que tirei ao ecrã para que vejam o que se passa, não consigo enviar imagem neste email, porque ultrapassa sempre os 100kb permitidos. Por isso, vou enviar-vos a imagem diretamente para os Vosso emails.

neste casos pode mandar o link para a imagem, usando um serviço tipo

https://imgur.com/upload

Como poderás ver na imagem, o comprimento e precisão aparecem a zero em todos os campos (nesses e nos outros 30 ou 40 abaixo). A camada vetorial em questão está no formato SpatiaLite.

certo, mas isso me parece normal. Isso acontece com outros formatos
tambem, como Geopackage e PostGIS. Os "0" estão simplismente a indicar
que naqueles formatos um certo data type tem um comprimento que é
fixo.

Já agora uma dúvida: se alterar nomes de campos, sei que não dá para copiar os estilos desses campos. O que eu pretendo é somente alterar a ordem de alguns campos, uma vez que fui acrescentando campos que foram ficando sempre no fim da tabela e alguns pretendia que ficassem no princípio, por facilidade de preenchimento no terreno com o tablet e ainda em dois campos alterar o "tipo" de "double" para "string", para permitir carregar as coordenadas em grau, minuto, segundo. Nestes casos, dá para copiar os estilos desses campos, mesmo estando noutra ordem e com outro tipo, de modo a manter as expressões que criei?

em geral sim, mas há expressões que precisam como argumento de texto
ou de numeros, e portanto eventualmente será necessario modificar as
mesmas com funções tipo "to_string" ou "to_int".

cumprimentos

-- GM --

Obrigado Giovanni,

Já alterei o que tinha em mente e julgo que ficou resolvido. Realmente, apesar de aparecer tudo a zero, o facto é que permite os registos na mesma.

Giovanni Manghi <giovanni.manghi@gmail.com> escreveu no dia quarta, 1/07/2020 à(s) 10:35:

···

Armando Silva