[QGIS-pt] Apelo à comunidade SIG para resposta ao iGEO.pt

Caros Geo-Compadres, membros da comunidade portuguesa de utilizadores SIG,

No passado dia 12.Maio foi apresentado o www.iGEO.pt, uma iniciativa promovida pelo MAOTE, em particular pelo Sr. Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Dr. Miguel de Castro Neto que visa “disponibilizar os dados geográficos existentes na Administração Pública à sociedade e às entidades de investigação e ensino.”

É sem dúvida uma iniciativa de louvar e que vem de encontro a uma exigência e inúmeras queixas que muitos de nós temos feito à Administração Publica, a disponibilização de DADOS PÚBLICOS ABERTOS e o uso de NORMAS ABERTAS.

Parece-me que “a bola está agora do NOSSO lado”, da comunidade de utilizadores SIG.

Considero que a melhor forma de apoiar esta iniciativa e garantir que ela não fique por este primeiro passo, é fazer chegar ao Sr. Secretário de Estado A NOSSA OPINIÃO SOBRE A INICIATIVA, OS PROBLEMAS E DIFICULDADES ENCONTRADOS, E APRESENTAR SUGESTÕES DE MELHORIA PARA ALCANÇAR OS NOSSOS ANSEIOS E NECESSIDADES.

Assumi para comigo próprio o dever de dedicar parte do meu escasso tempo livre à escrita de um relatório sobre o iGEO.pt, e enviá-lo ao Sr. Secretário de Estado.

No entanto, lanço aqui o APELO A QUEM TAMBÉM QUISER ASSUMIR ESTE DEVER, A JUNTARMOS ESFORÇOS E A ELABORAMOS UM DOCUMENTO CONJUNTO, DE FORMA COLABORATIVA E TRANSPARENTE. Acredito que assim resultará um documento com melhor qualidade, mais representativo e com muito maior força do que um, ou muitos individuais.

Fico a aguardar as vossas respostas a este email como forma de aderirem a este apelo!

Cumprimentos,

Ricardo Pinho

Considero que a melhor forma de apoiar esta iniciativa e garantir que ela
não fique por este primeiro passo, é fazer chegar ao Sr. Secretário de
Estado A NOSSA OPINIÃO SOBRE A INICIATIVA, OS PROBLEMAS E DIFICULDADES
ENCONTRADOS, E APRESENTAR SUGESTÕES DE MELHORIA PARA ALCANÇAR OS NOSSOS
ANSEIOS E NECESSIDADES.

o podemos fazer como grupo qgis_pt, se calhar podemos falar um pouco
do assunto na proxima 2a, em Coimbra.

-- G --