[QGIS-pt] Dados OpenStreetMAp

Boa-tarde a todos!

Estou a tentar descarregar dados vectoriais OpenStreetMap para depois os adicionar a um layer vectorial.

Selecciono manualmente a área geográfica que me interessa e de seguida os layers (vector), neste caso points, lines e
multipolygons. E não obtenho nenhum resultado: a janela de visualização do mapa permanece vazia (mesmo após o Zoom Full)

Quando tento extrair informação e criar outros layers a partir destes obtenho queries vazias. E ao consultar a tabela de atributos verifico que também está vazia…

Alguém terá ideia do que poderá estar a acontecer?..

Obrigado,
Pedro Ribeiro

Olá Pedro que versão e método estás a usar?

Na versão 2.6.1 os dados podem ser carregados como é descrito na documentação:

http://docs.qgis.org/2.6/pt_PT/docs/user_manual/working_with_vector/supported_data.html#openstreetmap-data

1.º Tens definir o projecto com o ESPG:4326 WGS84

2.º Menu Vector > OpenStreetMap >Download Data… (Faz a transferência)
3.º Menu Vector > OpenStreetMap >Import topology from xml… (usas o dado que transferiste
4.º Menu Vector > OpenStreetMap >Export Topology to SpatialLite (escolhes o que queres exportar (pontos, Linhas e Polígonos)

O processo acima descrito usei e funcionou.

Também podes ir buscar ao geofabrik a cobertura de Portugal Continental em formato shapefile ou .osm

http://download.geofabrik.de/europe/portugal.html

Tens ainda o plugin QuickOSM mas nunca usei mas numa query rapida funcionou.

Cumprimentos

João Gaspar

···

No dia 26 de fevereiro de 2015 às 16:43, Pedro Ribeiro <pedrib.stt@gmail.com> escreveu:

Boa-tarde a todos!

Estou a tentar descarregar dados vectoriais OpenStreetMap para depois os adicionar a um layer vectorial.

Selecciono manualmente a área geográfica que me interessa e de seguida os layers (vector), neste caso points, lines e
multipolygons. E não obtenho nenhum resultado: a janela de visualização do mapa permanece vazia (mesmo após o Zoom Full)

Quando tento extrair informação e criar outros layers a partir destes obtenho queries vazias. E ao consultar a tabela de atributos verifico que também está vazia…

Alguém terá ideia do que poderá estar a acontecer?..

Obrigado,
Pedro Ribeiro

QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org
http://lists.osgeo.org/cgi-bin/mailman/listinfo/qgis-pt

Olá João! Obrigado pelo interesse!

Estou a usar a 2.6.0 (Brigthon). Não sei se é ou não sensato começar já a utilizar a que acabou de sair (2.8)…

Quanto ao problema: eu estou de facto a seguir a documentação (secção 7.2.4 do Training Manual) e tenho-a seguido mais ou menos de fio a pavio. No início (secção 1.2.1) já tinha implementado estas acções. Agora, de repente, deixou de resultar.

Inicialmente faço como dizes:

• Menu Vector > OpenStreetMap >Download Data

Depois:

• Menu Layer > Add Layer > Add Vector Layer

• aqui escolho apenas as layers points, lines e multipolygons;

E da 1ª vez que tive problemas, só me apareceram os pontos no mapa. Foi aí que comecei a consultar a tabela de atributos das lines e multipolygons e a verificar que estavam vazias.

Tentei descarregar os dados OSM várias vezes escolhendo diferentes áreas geográficas. Nada.

Agora, o mais curioso, mudei de pasta - gravei o OSM numa pasta acima da que estava a usar e começou a dar!?!..

Só para acabar de esclarecer e de acordo com os passos do tutorial (Training Manual): uma vez filtrada a informação OSM para os 3 layers genéricos mencionados, a ideia é usar a janela de propriedades de cada um para tornar a filtrar (query) e construir outros layers (tipo: edificios, uso_solo, corpos_agua, caso do multipolígonos; estradas, linhas_agua, caso da linhas; etc.) através de um save as para uma shapefile (ESRI)…

Cumprimentos,
Pedro Ribeiro

Pedro,

Como disse o João, podes utilizar também o plugin Quick OSM.
O bom deste plugin, é que podes efetuar consultas de acordo com as tuas
necessidades.

Vou exemplificar uma consulta onde irei buscar só os restaurantes de uma
determinada zona.
Menu *Web > Quick OSM > Quick OSM*
Na caixa de diálogo da ferramenta, escolho a opção *Quick query*. Em Key,
escolho a categoria Amenity e na opção Value escolho o valor restaurant
Seguidamente terei que definir a área geográfica. Por defeito deixo a
extensão do mapa. Mas posso usar a extensão de um layer que já esteja
carregado no projeto
Depois clico no Advanced e como só pretendo os pontos, retiro os vistos aos
Lines, Multilinestrings e Multipolygons
Por fim, Run Query e lá vem os dados :slight_smile:

Só uma nota, os layers gerados através deste plugin, são apenas temporários.
Para os tornar permanentes, basta salvar como SHP ou outro formato.

Espero que seja de ajuda.

Nelson

--
View this message in context: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Dados-OpenStreetMAp-tp5190313p5190415.html
Sent from the QGIS-pt mailing list archive at Nabble.com.

Obrigado, Nelson. Vou experimentar isso!

PR

Pedro e demais utilizadores,

Estive a fazer um upgrade do QGIS e de alguns plugins, entre os quais o
Quick OSM.
Só agora reparei (não sei se já fazia) mas ao adicionar uma consulta no
QGIS, este plugin define nas propriedades do layer gerado, algumas Actions
que permitem fazer a hiperligação ao objeto no site OpenStreetMap

Nelson

--
View this message in context: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Dados-OpenStreetMAp-tp5190313p5190464.html
Sent from the QGIS-pt mailing list archive at Nabble.com.