Boa-tarde a todos!
Estou a tentar descarregar dados vectoriais OpenStreetMap para depois os adicionar a um layer vectorial.
Selecciono manualmente a área geográfica que me interessa e de seguida os layers (vector), neste caso points, lines e
multipolygons. E não obtenho nenhum resultado: a janela de visualização do mapa permanece vazia (mesmo após o Zoom Full)
Quando tento extrair informação e criar outros layers a partir destes obtenho queries vazias. E ao consultar a tabela de atributos verifico que também está vazia…
Alguém terá ideia do que poderá estar a acontecer?..
Obrigado,
Pedro Ribeiro
Olá Pedro que versão e método estás a usar?
Na versão 2.6.1 os dados podem ser carregados como é descrito na documentação:
http://docs.qgis.org/2.6/pt_PT/docs/user_manual/working_with_vector/supported_data.html#openstreetmap-data
1.º Tens definir o projecto com o ESPG:4326 WGS84
2.º Menu Vector > OpenStreetMap >Download Data… (Faz a transferência)
3.º Menu Vector > OpenStreetMap >Import topology from xml… (usas o dado que transferiste
4.º Menu Vector > OpenStreetMap >Export Topology to SpatialLite (escolhes o que queres exportar (pontos, Linhas e Polígonos)
O processo acima descrito usei e funcionou.
Também podes ir buscar ao geofabrik a cobertura de Portugal Continental em formato shapefile ou .osm
http://download.geofabrik.de/europe/portugal.html
Tens ainda o plugin QuickOSM mas nunca usei mas numa query rapida funcionou.
Cumprimentos
João Gaspar
···
No dia 26 de fevereiro de 2015 às 16:43, Pedro Ribeiro <pedrib.stt@gmail.com> escreveu:
Boa-tarde a todos!
Estou a tentar descarregar dados vectoriais OpenStreetMap para depois os adicionar a um layer vectorial.
Selecciono manualmente a área geográfica que me interessa e de seguida os layers (vector), neste caso points, lines e
multipolygons. E não obtenho nenhum resultado: a janela de visualização do mapa permanece vazia (mesmo após o Zoom Full)
Quando tento extrair informação e criar outros layers a partir destes obtenho queries vazias. E ao consultar a tabela de atributos verifico que também está vazia…
Alguém terá ideia do que poderá estar a acontecer?..
Obrigado,
Pedro Ribeiro
QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org
http://lists.osgeo.org/cgi-bin/mailman/listinfo/qgis-pt
Olá João! Obrigado pelo interesse!
Estou a usar a 2.6.0 (Brigthon). Não sei se é ou não sensato começar já a utilizar a que acabou de sair (2.8)…
Quanto ao problema: eu estou de facto a seguir a documentação (secção 7.2.4 do Training Manual) e tenho-a seguido mais ou menos de fio a pavio. No início (secção 1.2.1) já tinha implementado estas acções. Agora, de repente, deixou de resultar.
Inicialmente faço como dizes:
- Menu Vector > OpenStreetMap >Download Data
Depois:
-
Menu Layer > Add Layer > Add Vector Layer
-
aqui escolho apenas as layers points, lines e multipolygons;
E da 1ª vez que tive problemas, só me apareceram os pontos no mapa. Foi aí que comecei a consultar a tabela de atributos das lines e multipolygons e a verificar que estavam vazias.
Tentei descarregar os dados OSM várias vezes escolhendo diferentes áreas geográficas. Nada.
Agora, o mais curioso, mudei de pasta - gravei o OSM numa pasta acima da que estava a usar e começou a dar!?!..
Só para acabar de esclarecer e de acordo com os passos do tutorial (Training Manual): uma vez filtrada a informação OSM para os 3 layers genéricos mencionados, a ideia é usar a janela de propriedades de cada um para tornar a filtrar (query) e construir outros layers (tipo: edificios, uso_solo, corpos_agua, caso do multipolígonos; estradas, linhas_agua, caso da linhas; etc.) através de um save as para uma shapefile (ESRI)…
Cumprimentos,
Pedro Ribeiro
Pedro,
Como disse o João, podes utilizar também o plugin Quick OSM.
O bom deste plugin, é que podes efetuar consultas de acordo com as tuas
necessidades.
Vou exemplificar uma consulta onde irei buscar só os restaurantes de uma
determinada zona.
Menu *Web > Quick OSM > Quick OSM*
Na caixa de diálogo da ferramenta, escolho a opção *Quick query*. Em Key,
escolho a categoria Amenity e na opção Value escolho o valor restaurant
Seguidamente terei que definir a área geográfica. Por defeito deixo a
extensão do mapa. Mas posso usar a extensão de um layer que já esteja
carregado no projeto
Depois clico no Advanced e como só pretendo os pontos, retiro os vistos aos
Lines, Multilinestrings e Multipolygons
Por fim, Run Query e lá vem os dados
Só uma nota, os layers gerados através deste plugin, são apenas temporários.
Para os tornar permanentes, basta salvar como SHP ou outro formato.
Espero que seja de ajuda.
Nelson
--
View this message in context: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Dados-OpenStreetMAp-tp5190313p5190415.html
Sent from the QGIS-pt mailing list archive at Nabble.com.
Obrigado, Nelson. Vou experimentar isso!
PR
Pedro e demais utilizadores,
Estive a fazer um upgrade do QGIS e de alguns plugins, entre os quais o
Quick OSM.
Só agora reparei (não sei se já fazia) mas ao adicionar uma consulta no
QGIS, este plugin define nas propriedades do layer gerado, algumas Actions
que permitem fazer a hiperligação ao objeto no site OpenStreetMap
Nelson
--
View this message in context: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/Dados-OpenStreetMAp-tp5190313p5190464.html
Sent from the QGIS-pt mailing list archive at Nabble.com.