Se a intensão era essa, com a qual eu concordo, então talvez fosse melhor chamar-lhes “demonstração prática” ou qualquer outra coisa. Porque a palavra workshop pode ser interpretada como curso.
A verdade é que os presentes tinham sede de aprender e é natural que viessem com essa expectativa/necessidade, e ficassem decepcionados.
Tambem não sei se podemos generalizar este aspeto, apenas estou a transmitir uma impressão com que fiquei da sessão a que assisti (o server) e de opiniões que troquei com 3 dos presentes.
···
No dia 7 de Junho de 2014 às 16:05, Nelson Ailva <nelson.jgs@gmail.com> escreveu:
Ricardo,
Não querendo alongar. Já foi divulgado um documento para participantes darem sua avaliação.
Quanto aos workshops, creio que participantes viram isso como um curso e como é normal em 2h pouco se consegue.
A ideia era poder dar visão de todas potencialidades/vertentes do QGIS. Aí entendo que se conseguiu passar mensagem.
Agora por exemplo, se pouco se sabe o que é um servidor, fica complicado ir a um workshop de QGIS Server.
Cumprimentos,
NS
Enviado do meu iPhone
No dia 07/06/2014, às 15:39, Ricardo Pinho <ricardodepinho@gmail.com> escreveu:
Caro José Santos e restantes membros do forum,
Todavia, os patrocínios de empresas devem existir.
Há sempre custos associados à organização de um evento destes por isso
este patrocínio é sempre bem vindo e dá outra visibilidade ao evento.
QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org
http://lists.osgeo.org/cgi-bin/mailman/listinfo/qgis-pt
–
Ricardo Pinho
Apesar de parecerem argumentos óbvios e conclusões lógicas, considero que esse foi um dos erros do passado, com os quais devemos aprender e não repetir. Vou então tentar explicar resumidamente o porquê, baseado em experiência de casos passados.
O patrocínio transmite inevitávelmente a todas as partes (organizadores, patrocinadores e participantes) do evento a ideia de “apropriação” do evento por parte do patrocinador. A ideia de direitos adquiridos e beneficio para o patrocinador fica implicito no ar, porque efetivamente eles existem, de uma maneira ou de outra.
A questão que se coloca é se isto é desejável / tolerável num evento em que se pretende, acima de tudo, prevalecer um ambiente de total transparência, equidade e liberdade?
Para mim a solução é óbvia, substituir o patrocínio pelo DONATIVO, desinteressado e sem contrapartidas.
Essa é a mensagem que uma organização que defende o principio do “livre” deve transmitir a todas as partes: empresas e utilizadores.
É obvio que existem sempre custos associados, mas para isso existe o engenho humano, para encontrar novas e melhores soluções. Nada impede as empresas de dar generosos donativos. Mas há muitas outras maneiras de lá chegar, eu tenho algumas (que já vi serem aplicadas com sucesso)…
Como tudo na vida, este encontro teve aspetos que correram bem e outros que correram mal (ou menos bem… para ser simpático). Este aspeto do “fora com o patrocínio” e “benvindo ao donativo” acho que correu muito bem!
(o que correu mal)
Tenho falado com algumas pessoas que estiveram presentes e de facto há bastantes queixas quanto aos Workshops.
Há que assumir que, para o próximo encontro, esse aspeto deverá objeto de reflexão e melhoria de alguns aspectos.
Existem os problemas inerentes às infraestruturas que deverão ser acauteladas melhor (rede wifi, fichas de corrente, etc)
Os proprio conteudos programáicos deverão ser menos “ambiciosos” e adequar melhor ao nivel dos formandos (pelo menos dividir em iniciados / avançados).
(Peço a quem organizou e trabalhou no evento que veja estes reparos como um contributo de melhoria e não como uma crítica de bota abaixo.)
Termino aqui deixando um apelo a todos os que participaram no evento,
RESPONDER A ESTE POST IDENTIFICANDO:
- OS ASPECTOS POSITIVOS E
- OS ASPECTOS NEGATIVOS da vossa experiencia no encontro.
Façam de conta que reservamos no booking e posteriormente estão a pedir-vos o feedback.
Só assim se atinge a qualidade, mantendo as coisas boas e corrigindo as más.
Julgo que os organizadores agradecem e merecem este simbólico retorno!
Cumprimentos,
Ricardo Pinho
No dia 7 de Junho de 2014 às 13:04, José Pedro Santos <zpsantos1@hotmail.com> escreveu:
Caro Ricardo,
A minha ideia foi essa mesmo em relação ao SASIG. Na altura até cheguei a entrar em contacto com a organização dos SASIG e falei com o Giovanni.
Se tiveram 140 pessoas no Encontro QGIS imagine em conjunto com o SASIG numa lógica “open”. Todavia, os patrocínios de empresas devem existir. Há sempre custos associados à organização de um evento destes por isso este patrocínio é sempre bem vindo e dá outra visibilidade ao evento.
Agradeço os esforço de todos na promoção destes eventos e contem comigo caso precisem de alguma ajuda.
Cumprimentos,
José Santos
Date: Wed, 4 Jun 2014 00:07:19 +0100
Subject: Re: [QGIS-pt] 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal
From: ricardodepinho@gmail.com
To: zpsantos1@hotmail.com
CC: senhor.neto@gmail.com; qgis-pt@lists.osgeo.org
Caro José Santos,
Não posso deixar de transmitir aqui minha sincera opinião acerca desta “proposta”. (sem qualquer ofensa)
Devo esclarecer que acompanhei desde o início o SASIG, inclusivé como “interveniente”, e fui sempre contrário à ideia de eventos livres “pagos”. Podiamos passar aqui muito tempo e post’s a debater esta questão, mas o ponto que devo realçar é que esse debate nunca foi feito de forma aberta e democrática relativamente ao SASIG.
Já participei em muitos outros eventos SIG, nacionais e internacionais, e inclusivé participei diretamente na organização de alguns (GISDAY). Essa experiencia leva-me a preferir um modelo de inscrição gratuita, mesmo que isso inviabilize os almoços, os jantares, etc.
Também devo manifestar a minha opinião a favor da opção desta organização pelo NÃO PATROCINIO EMPRESARIAL, mas sim pelo PATROCINIO DOS UTILIZADORES (donativos!). Transmite uma ideia de total independencia e transparencia do evento e das apresentações. E posso garantir que isso se refletiu num ambiente muito mais transparente e verdadeiro, de liberdade de expressão, neste evento do que nos restantes a que tenho assistido. E esse aspecto é um valor que prezo acima de qualquer brinde, lanche, ou outro “luxo” qualquer.
O almoço na cantina da faculdade, que cada um pagou do seu bolso, foi igualmente promotor de networking!
Cumprimentos,
Ricardo Pinho
No dia 3 de Junho de 2014 às 23:09, José Pedro Santos <zpsantos1@hotmail.com> escreveu:
Boa noite,
Infelizmente não consegui estar presente mas reconheco que foi um sucesso pelos comentários que tenho lido e pelo número de pessoas.
Infelizmente o SASIG (sei que é a pagar a inscrição) não tem este número de participantes e nem se realizou em 2013…talvez uma junção do SASIG com o encontro de utilizadores do QGIS…fica a proposta.
Cumprimentos,
José Santos
Date: Tue, 3 Jun 2014 23:00:27 +0100
From: senhor.neto@gmail.com
To: sandramnlopes@gmail.com
CC: qgis-pt@lists.osgeo.org
Subject: Re: [QGIS-pt] 2-Encontro de Utilizadores QGIS Portugal
Boa noite,
Em 03/06/2014 16:45, “Sandra Lopes” <sandramnlopes@gmail.com> escreveu:
Gostava de saber o nº concreto de participantes! Ah, e para quando a disponibilização das apresentações!
Das 180 pessoas inscritas compareceram cerca de 120.
Cumprimentos,
Alexandre Neto
_______________________________________________ QGIS-pt mailing list QGIS-pt@lists.osgeo.org http://lists.osgeo.org/cgi-bin/mailman/listinfo/qgis-pt
QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org
http://lists.osgeo.org/cgi-bin/mailman/listinfo/qgis-pt
–
Ricardo Pinho
–
Ricardo Pinho