Bom-dia.
Para começar convêm explicar que adoptei o método das grelhas NTv2 de transformação entre data.
E segui o proposto pelo colega Ricardo Pinho (Março do corrente) copiando para C:\Windows\Program Files\QGIS Lyon\share\proj os ficheiros das grelhas e para C:\Windows\Program Files\QGIS Lyon\apps\qgis\resources o novo ficheiro srs.db.
Já verifiquei nas definições dos CRSs que o parâmetro +towgs84 foi substituído pelo correspondente +nadgrids e não estava à espera que fosse necessário proceder à escolha do tipo de transformação a utilizar no caso ilustrado pela imagem e que se resume a uma tentativa de save as sobre uma layer vectorial openstreetmap (em EPSG: 4326, WGS84) para EPSG: 27493 (Dt73).
Já se me tinha apresentado a mesma situação aquando do carregamento da OpenLayer Google Maps, sempre que o OTFR estava on e com outro CRS que não o 3258 Pseudo Mercator.
Provavelmente se eu fizer a query (espacial) que me interessa em WGS84 e depois gravar os resultados em Dt73 não terei estes problemas mas já agora gostava de perceber o que está a acontecer.
Obrigado pela atenção,
Pedro Ribeiro