Boa noite a todos,
gostava de perguntar o seguinte, na utilização do QFIELD, dava-me jeito alternar a simbologia de uma determinada camada de polígonos. De uma forma simplista, numa sessão de trabalho ora me é mais conveniente que os polígonos sejam apresentados a amarelo ora a outra cor qualquer.
Para já, o que tenho feito é criar tantas cópias da camada quanto o nr de estilos que preciso, e através dos map themes ativo e desativo as cópias com as simbologias desejadas, estando sempre a editar a mesma fonte.
Mas pergunto se alguém me sugere outra forma de obter esta mudança de estilos sem criar cópias da mesma camada. Algo equivalente aos map themes mas para simbologia, existe?
Obrigado.
···
Henrique Vieira
Técnico Florestal | Forest engineer
CELPA - Associação da Indústria Papeleira
Tel 939 165 550
O papel é renovável, reciclável e biodegradável. | Paper is renewable, recyclable and biodegradable.
Olá Henrique, boa tarde,
já experimentou a configurar >1 estilo para a sua camada e usar cada um deles num “map theme” diferente?
https://qfield.org/docs/prepare/map-themes.html
Cumprimentos
– GM –
On Thu, Nov 19, 2020 at 10:01 PM Henrique Vieira <henrique.vieira@celpa.pt> wrote:
Boa noite a todos,
gostava de perguntar o seguinte, na utilização do QFIELD, dava-me jeito alternar a simbologia de uma determinada camada de polígonos. De uma forma simplista, numa sessão de trabalho ora me é mais conveniente que os polígonos sejam apresentados a amarelo ora a outra cor qualquer.
Para já, o que tenho feito é criar tantas cópias da camada quanto o nr de estilos que preciso, e através dos map themes ativo e desativo as cópias com as simbologias desejadas, estando sempre a editar a mesma fonte.
Mas pergunto se alguém me sugere outra forma de obter esta mudança de estilos sem criar cópias da mesma camada. Algo equivalente aos map themes mas para simbologia, existe?
Obrigado.
Henrique Vieira
Tel 939 165 550
O papel é renovável, reciclável e biodegradável. | Paper is renewable, recyclable and biodegradable.
QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org
https://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/qgis-pt
Boa tarde,
obrigado pela resposta,
sim já experimentei seguir a sua sugestão Giovanni, mas não é possível criar um novo tema a menos que se altere a combinação das camadas ativas/desativas. E mesmo assim, a mudança de tema não produz efeito sobre a simbologia das camadas.
Por exemplo se uma camada estiver com limite azul no tema 1, e mudarmos a cor do limite para verde e criarmos um novo tema 2, quando selecionamos o tema 1 outra vez a cor não volta a ser azul.
No Qgis isto não é problema de maior porque podemos guardar os estilos numa base de dados, geopack, ficheiro e carregar com facilidade o estilo pretendido. Mas no QField tal não é possível (que eu tenha conhecimento).
Seria um desenvolvimento interessante para uma próxima versão?
Cumprimentos,
Giovanni Manghi <giovanni.manghi@gmail.com> escreveu no dia sexta, 20/11/2020 à(s) 17:15:
···
Henrique Vieira
Tel 939 165 550
Por exemplo se uma camada estiver com limite azul no tema 1, e mudarmos a cor do limite para verde e criarmos um novo tema 2, quando selecionamos o tema 1 outra vez a cor não volta a ser azul.
em cada tema tem de associar um estilo diferente (QGIS suporta estilos multiplos para cada camada). E isso funciona tb no QField.
– G –
Caro Henrique,
Recomendo-lhe a inscrição no curso de QFIELD já publicitado aqui:
https://geomondego.thinkific.com/courses/praticas-com-qfield
Cumprimentos,
···
Ricardo Pinho