Estou com alguma dificuldade no desenvolvimento de uma aplicação (outside QGIS) no Linux, na leitura de imagens Tiff usando o GDAL e posteriormente o SAGA (a partir do Processing Toolbox). Penso que o problema esteja relacionado com o Orfeo Toolbox, devido à pesquisa que tenho feito. Sendo a primeira vez que uso Linux, gostava que me explicassem o que devo fazer e como devo fazer.
Obrigada!
Cumprimentos,
Lia Duarte
···
No dia 18 de fevereiro de 2015 às 14:55, Nelson Silva <nelson.jgs@gmail.com> escreveu:
Olá Lia Duarte,
Como o seu mail ainda não estava associado à lista, a sua mensagem foi automaticamente ignorada.
Visto que agora já está registada na lista, peço-lhe que reenvie a mensagem novamente.
Obrigado
Nelson
–
No dia 18 de fevereiro de 2015 às 14:51, Lia Bárbara Duarte <liabarbara17@gmail.com> escreveu:
Boa tarde.
Pode-me informar, por favor, se a minha msg já se encontra na lista?
Obrigada,
Cumprimentos,
Lia Duarte
–
Atentamente,
Nelson Silva
No dia 13 de fevereiro de 2015 às 12:40, Nelson Silva <nelson.jgs@gmail.com> escreveu:
Cara Lia Duarte,
Como um dos administradores da lista de discussão QGIS PT, recebi um mail a informar que a sua mensagem para a lista foi automaticamente ignorada.
Estive a consultar a lista de utilizadores e verifiquei que não é membro da mesma.
Desta forma, peço-lhe que registe o seu mail na lista e depois reencaminhe novamente a mensagem.
---------- Mensagem reencaminhada ----------
From: “Lia Bárbara Duarte” <liabarbara17@gmail.com>
To: qgis-pt@lists.osgeo.org
Cc:
Date: Fri, 13 Feb 2015 12:20:36 +0000
Subject: Imagens tif (GDAL) em Linux ERRO: Segmentation Fault
Bom dia.
Estou com alguma dificuldade no desenvolvimento de uma aplicação (outside QGIS) no Linux, na leitura de imagens Tiff usando o GDAL e posteriormente o SAGA (a partir do Processing Toolbox). Penso que o problema esteja relacionado com o Orfeo Toolbox, devido à pesquisa que tenho feito. Sendo a primeira vez que uso Linux, gostava que me explicassem o que devo fazer e como devo fazer.
Qual é o problema em concreto que está a acontecer? E qual o procedimento? E que versão do GDAL?
Cumprimentos,
Pedro
···
No dia 18 de fevereiro de 2015 às 15:00, Lia Bárbara Duarte <liabarbara17@gmail.com> escreveu:
Boa tarde.
A versão do GDAL é a que vem no QGIS 2.6 (Linux). A minha dúvida está na
leitura de imagens em formato tiff usando o GDAL ou mesmo funções do python
(por exemplo QgsRasterLayer). Num script, fora do ambiente QGIS, consigo
fazer a leitura de shapefiles (usando os diretórios) mas com imagens (tiff)
ocorre sempre um erro: "Segmentation fault" no terminal. Segundo algumas
pesquisas, esse erro deriva da leitura desse formato e poderá ter a ver com
a instalação do software Orfeo Toolbox (OTB). Nestas pesquisas não consegui
encontrar a solução. Poderei ter que instalar o OTB mas nunca o fiz. Existe
alguma forma de ler imagens tiff sem resultar neste erro? Se for necessário
instalar o OTB, como o faço em linux?
Olá Lia, podes por o erro todo que aparece no terminal quando executado o algoritmo?
Tive um semelhante (do tipo segmentation fault) mas foi devido à instalação do suporte ecw, ele criava conflito por causa do sdk 5.5 ser Read-only e inviabilizava-me algumas ferramentas raster no QGIS e no GDAL através do terminal.
Mas pode não ser o mesmo problema.
João
···
No dia 18 de fevereiro de 2015 às 17:40, barbaraduarte <liabarbara17@gmail.com> escreveu:
ocorre sempre um erro: “Segmentation fault” no terminal. Segundo algumas
Uma pergunta: estás a tentar ler o ficheiro raster através da api python de gdal ou do qgis? Se for gdal, podes mandar a linha em que te está a dar erro. Lembro-me que uma vez tive o mesmo problema (segmentation fault) a ler ficheiros raster através da api python do gdal quando encadeava vários métodos numa linha só. A solução foi simplesmente separá-los em linhas de código diferentes. Por exemplo (o código a seguir não tem qualquer ligação com as apis):
a = raster
a.getA().findB().getAt(0)
dava esse erro e a solução passou por:
a = raster
band = a.getA().findB()
pixel = band.getAt(0)
Se mandares a linha de código pode ser que te possa ajudar mais facilmente.
Cumprimentos
···
No dia 18 de fevereiro de 2015 às 17:40, barbaraduarte <liabarbara17@gmail.com> escreveu:
ocorre sempre um erro: “Segmentation fault” no terminal. Segundo algumas