Caríssimos, bom dia.
Mudei este debate para um novo tópico, para evitar personalizar e associar este debate a casos concretos ocorridos.
Permitam-me expor aqui algumas das razões que me levam a concordar com a necessidade de definir regras para o anúncios de emprego nesta lista.
Pelo que entendo, este é um grupo espontâneo, informal, livre e aberto a todos, de utilizadores de um software livre, nascido no espírito das comunidades de utilizadores de software livre que assenta e se rege principalmente nos princípios da partilha, entreajuda, e do dar para receber.
Os tópicos principais de debate nesta lista centram-se em duvidas e esclarecimentos na utilização do software aberto e livre QGIS, mas podem e devem ser alargados a outras áreas de interesse dos utilizadores de QGIS como divulgação de ações de formação, congressos, etc.
Considero que os anúncios de emprego podem e devem ser também incluídos nesta lista, designadamente os procuram competências e experiência especificas na utilização de software QGIS, porque podem ser do interesse de utilizadores que procuram novas oportunidades de emprego.
No entando, como se trata de uma lista que não é escrutinada, livre e aberta a qualquer utilizador, estes anúncios acarretam o risco de se tratar de publicidade enganosa com riscos para quem recebe mensagens através deste canal e usufrui de uma credibilidade, transparência e honestidade que está subjacente aos princípios e às pessoas que forma este grupo.
Para evitar a solução radical de banir os anuncios, prejudicar os membros do grupo e fazer pagar o justo pelo pecador, considero melhor alternativa a definição de regras claras de transparência, identificação e responsabilização de quem pretenda colocar mensagens de anúncios de emprego e pedidos de CV.
Sabemos que a nossa sociedade, os negócios e o mercado de trabalho e de negócios ainda se regem por princípios antigos e errados, como o que contrariamos aqui das licenças fechadas e proprietárias de software, acreditando e defendendo que o código aberto, transparente e livre é melhor solução.
Não será nesta lista que vamos mudar a sociedade, mas podemos dar o exemplo e praticar o que defendemos.
Ou seja, é tempo de mudar o proverbio: “O segredo é a alma do negócio”, para “O mérito é a alma do negócio” e promover a transparência, a verdade e a clareza da informação, para alcançarmos a justa e honesta, “que ganhe o melhor e o mais competente”, também nos negócios que usam software livre!
Com os melhores cumprimentos,
···
Ricardo Pinho