[QGIS-pt] QGIS simbologia avançada > definir cores através de campo RGBA

Caros utilizadores,

Estou a deparar-me com a seguinte dificuldade, quando simbolizo uma camada definindo automaticamente as cores através de um campo com valores RGBA,o mapa aparece corretamente simbolizado mas a legenda na TOC apresenta todas as classes com a cor preta.

Alguém me dá uma dica de como configuro/resolvo esta situação?
Obrigada, Manuela Sampayo

Bom dia (novamente :-)),

Ao que parece, é uma limitação conhecida, e existe já um feature request para a resolver, mas sem grande evolução, até porque existem duvidas sobre como representar as milhentas combinações de cores que podem surgir. O facto da legenda aparecer toda a preto, é precisamente para evidenciar que a legenda não é representativa do que é apresentado no mapa.

http://hub.qgis.org/issues/11491

Como para o caso a cada categoria corresponde apenas uma cor, a solução passará por:
(1) definir as cores manualmente;
(2) Criar um pequeno script python que atribua as cores correctas à legenda;

(3) Alguém já ter-se dado ao trabalho de executar a solução (1) e amavelmente partilhar o ficheiro de estilos.

Na primeira solução, se é que lhe podemos chamar isso, a ferramenta de pick color, usada sobre o próprio mapa, pode ajudar a acelerar o processo.

Cumprimentos,

Alexandre Neto

Em ter, 15 de set de 2015 às 09:54, Manuela Sampayo <manuelasampayo@gmail.com> escreveu:

Caros utilizadores,

Estou a deparar-me com a seguinte dificuldade, quando simbolizo uma camada definindo automaticamente as cores através de um campo com valores RGBA,o mapa aparece corretamente simbolizado mas a legenda na TOC apresenta todas as classes com a cor preta.

QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org
http://lists.osgeo.org/cgi-bin/mailman/listinfo/qgis-pt

Bom dia Manuela,

Tentei criar um pequeno script, para atribuir o valor de um campo à categoria respectiva. Penso que funcionará, mas pode depender dos seus dados. Terá de desactivar o data-defined properties para que funcione. Terá também de adaptar o código aos campos que tem nos seus dados.

Seleccione a camada (já com as categorias). E corra o script através da consola python (Módulos > Consola Python). Pode fazê-lo, clicando no
Abra consola e faça copy paste do código na Consola Python ou no Editor.

Cumprimentos,

Alexandre Neto

Em ter, 15 de set de 2015 às 10:34, Alexandre Neto <senhor.neto@gmail.com> escreveu:

Bom dia (novamente :-)),

Ao que parece, é uma limitação conhecida, e existe já um feature request para a resolver, mas sem grande evolução, até porque existem duvidas sobre como representar as milhentas combinações de cores que podem surgir. O facto da legenda aparecer toda a preto, é precisamente para evidenciar que a legenda não é representativa do que é apresentado no mapa.

http://hub.qgis.org/issues/11491

Como para o caso a cada categoria corresponde apenas uma cor, a solução passará por:
(1) definir as cores manualmente;
(2) Criar um pequeno script python que atribua as cores correctas à legenda;

(3) Alguém já ter-se dado ao trabalho de executar a solução (1) e amavelmente partilhar o ficheiro de estilos.

Na primeira solução, se é que lhe podemos chamar isso, a ferramenta de pick color, usada sobre o próprio mapa, pode ajudar a acelerar o processo.

Cumprimentos,

Alexandre Neto

Em ter, 15 de set de 2015 às 09:54, Manuela Sampayo <manuelasampayo@gmail.com> escreveu:

Caros utilizadores,

QGIS-pt mailing list
QGIS-pt@lists.osgeo.org
http://lists.osgeo.org/cgi-bin/mailman/listinfo/qgis-pt

update_legend.py (1.03 KB)